[Fechar]

banner

terça-feira, 30 de junho de 2009

Dica interessante!

O novo modelo regulatório está para ser implantado no Brasil e há uma grande discussão de qual é o melhor modelo para o Brasil, para empresas estrangeiras e etc e nunca se chega a um consenso, quem nunca teve essa dúvida. O Estadão ajuda a tirar essa dúvida, em uma das suas reportagens especiais ele mostra um quadro interativa onde fala de cada modelo ao redor do mundo bem como suas vantagens e desvantages e quais países os usam. É bem legal e vale dar uma conferida.



Para quem quiser, clique AQUI

Read more...

Gestão de Resíduos em Sondas de Perfuração

"Na Atividade de perfuração de poços de Petróleo são gerados vários tipos de resíduos, que se não forem acondicionados e tratados de forma correta podem ocasionar impactos no meio ambiente. Por isso, quando a sonda de perfuração já em operação são realizadas tarefas que têm como objetivo minimizar e/ou corrigir esses impactos ambientais
Na atividade de sondagem, o aspecto ambiental representa a causa (perfuração de poços, derramamento de cascalho fora da caixa,etc) e o impacto ambiental representa o efeito (contaminação do solo e das águas subterrâneas etc.)
Para conter as agressões ao meio ambiente, a Petrobrás possui vários programas de prevenção e controle ambiental como o Pegaso (Programa de Excelência e Gestão Ambiental e Segurança Operacional)"

Clique AQUI para baixar o arquivo completo

Quer saber mais sobre o assunto? Existem empresas especializadas nisso.

Read more...

Fique ligado na notícia.

Read more...

Desafios da Petroquímica Brasileira no Cenário Global


"Este Artigo objetiva analisar as mudanças recentes da petroquímica mundial e suas implicações a médio prazo para a petroquímica latino-americana e, em particular, a brasileira, em vista de sua liderança regional, da consolidação recente de suas empresas e das perspectivas alvissareiras em termos de matérias-primas"

Artigo publico pela economista Valéria Delgado Bastos do Departamento de Indústria Química da Área de Insumos Básicos do BNDES

Clique AQUI para baixar

Read more...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fique ligado na notícia.


Read more...

Petrobrás, Exploração e Produção Offshore. Histórico e Tecnologias.

É impossível falar de Petróleo no Brasil e não falar da Petrobrás, entre opiniões favoráveis e desfavoráveis quanto a política da empresa, por exemplo em relação a não aceitação de tecnólogos, é inegável que é graças a Petrobrás que hoje estamos onde estamos em relação a avanços nesta área, toda sua pesquisa e pionerismo levou o Brasil a ser um grande player nesse mercado de Petróleo e Gás. Hoje dispobinilizo dois arquivos muito interessantes sobre o histórico e as tecnologias da Petrobrás na exploração e produção no Brasil. Será de grande utilidade tanto para efeito de conhecimento como para futuros trabalhos. Bom estudo!



Read more...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O que tem de Eventos/Feiras no 2º semestre de 2009

Boa Noite Petroleiros!!


Faz uma semana que a Brasil Offshore acabou e já tem muito mais vindo por ai, e com isso mais oportunidades de fazer contato, praticar o famoso networking, serão bons eventos que valerão a pena ir. Listarei aqui os maiores por ordem de datas.
Obs: Por falar em Brasil Offshore, segunda-feira estarei postando sobre a feira e o que conseguir de informação.

NavalShore 2009
VI Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore
Dias: 19/08 a 21/08
Local: Centro de Convenções Sul América - RJ
Horário: 14 as 21 hrs

Folder da Feira AQUI



Rio Pipeline 2009
Conference e Exposition
Data: 22 a 24 de setembro
Local: Centro de Convenções Sul América/Rio de Janeiro
Horário:
Feira - Terça à quinta-feira, das 10h às 19h
Conferência - Terça à quinta-feira, das 8h às 18h




5º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás
Data: 18 a 22 de outubro
Local: Fortaleza/CE




Santos Offshore
Oil and Gas Expo and Conference
Dias: 20 a 23 de Outubro
Local: Mendes Convention Center/Santos/São Paulo
Hora da Feira:
Abertura 20 de outubro - das 19 às 23h.
21 a 23 de outubro - das 15 às 22h.

Entrada Franca
Mediante o convite.

Apresentação AQUI e AQUI



Niterói Fenashore
Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore
Dias: 9 a 12 de novembro
Local: Caminho Niemeyer/ Niterói/RJ
Horário de Funcionamento
Feira - 2ª à 5ª feira, das 12:00 às 20:00
Conferência - 3ª à 4ª feira, das 14:30 às 19:00 / 5ª feira, das 14:30 às 16:30




Read more...

Notícias diárias em destaque


Read more...

Como funciona a divisão dos Royalties? Quanto é pago?

  • ...Por que algumas cidades ganham mais do que as outras?
  • O dinheiro vai para quem? Estados ou cidades?
  • Como é feito o pagamento?
  • Quem vai ganhar mais com o pré-sal?
Essas e muitas outras perguntas referentes a esse assunto tão falado mas que poucos sabem definir exatamente já devem ter passado na cabeça de vocês.
É um assunto tão comentado que até já deu CPI , envolvendo a Petrobrás e essa tal divisão dos Royalties.


Clique AQUI para baixar.

Para ajudar na compressão do famoso e tão cobiçado royalties do Petróleo, disponibilizo para vocês um guia dos royalties de petróleo e gás natural cedido pelo amigo petroleiro PC.

Tenham um bom estudo! Espero ter ajudado.

Read more...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Carreira Tecnólogo em Petróleo e Gás

Pegando um link com a matéria sobre a situação do Tecnólogo, vou revisar uma matéria que saiu no G1 e que mencionei aqui no blog, mas acho que vale a pena postar novamente pois cada vez mais existem pessoas ingressando nesse curso.


Para aqueles que já viram é uma ótima oportunidade de revisar a matéria e tirar algumas dúvidas pendentes e para aqueles que não viram mostra que o Tecnólogo tem lugar sim no mercado e servirá de respostas para inúmeras perguntas pertinentes ao nosso curso.

Reportagem Original AQUI

Postagem do Blog AQUI



Read more...

Pesquisa sobre a situação atual dos Tecnólogos

Para aqueles que estão fazendo Tecnólogo, seja em Petróleo e Gás, Segurança no Trabalho ou outra área, saiu uma importante Pesquisa sobre a FORMAÇÃO, NÍVEL DE COMPETÊNCIA E SITUAÇÃO DE TRABALHO do TECNÓLOGO. Encontrei pesquisando no site dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, o SINTESP. É uma pesquisa muito rica em informação aborda a maior parte das dúvidas em relação aos Tecnólogos. A pesquisa é dividida em 2 partes: a primeira com a opinião dos alunos e a segunda com a opinião das empresas em relação aos tecnólogos.

Vale a Pena Conferir!

Dentre muitas informações que podemos encontrar na pesquisa, uma que achei bem triste, é que muitas empresas não conhecem as atribuições dos Tecnólogos e sua grade curricular, por isso galera, faço um pedido a vocês: MANDE A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS para o meu e- mail: victor.tecnopeg@gmail.com E recomendo a todos das demais categorias de Tecnólogos que façam o mesmo. Pois juntos vamos conseguir!
Pois como autor de um blog que apóia essa categoria usarei essas informações para estar mandando isso para as empresas!

Acredito que esse material ajudará bastante.

Para baixar, clique AQUI ou pelo site da SINTESP

Read more...

Curso de Idiomas - Globo Inglês (Áudio)

Ninguém sabe melhor da importância da fluência em inglês do que quem trabalha e/ou deseja trabalhar na indústria do Petróleo, se você quer entrar na indústria do Petróleo e não reconhece isso, ou você está na carreira errada, ou por favor, acorde!! Então para aqueles que estão estudando e para aqueles que ainda não "acordaram" , segue essa dica de curso para baixar que encontrei no blog Clube do Download , que por sinal é um dos melhores blogs de dowloads que já vi, vale a pena ver outros arquivos que eles dispobinibilizam.

Para ver o curso, entre AQUI.

Read more...

Por dentro da Notícia

Read more...

Mande para nós suas dúvidas, perguntas e etc.

Bom Dia Futuros Petroleiros!

Mais uma vez agradeço o apoio de todos, o carinho, as motivações, todas as sugestões que vocês têm mandado por e-mail.

Continue usando esse importante meio de comunicação para nosso contato. Porém visto que recebo muitos e-mails fazendo perguntas relacionadas ao mercado de trabalho, carreira, aceitação do Tecnólogo, cursos e etc, achei uma maneira de evitar repetições e também poder ajudar a todos de uma só vez tendo em vista que muitas dúvidas de um é de vários também.

E qual foi a forma encontrada?
Entre na comunidade do Tecnopeg e acesse o Tópico: "DÚVIDAS [FIXO]" e deixe sua dúvida relaciona a qualquer tema em relação a indústria do Petróleo, seja em relação a mercado ou relacionado a temas técnicos. Sempre responderei na medida do possível e tentarei ser o mais claro possível. É claro que existem algumas perguntas que são difíceis de responder e dependem de conhecimentos de pessoas que já estão a anos na área, mas mesmo esse tipo de perguntas tentarei responder, nem que eu pergunte a essas pessoas.

Existem também outros tópicos interessantes que são importantes em nosso FÓRUM da comunidade, são eles:


Em breve estaremos com nosso novo FÓRUM TECNOPEG, será mais um meio de nos comunicar e mantermos conectados! Será de grande utilidade!

Abraço a todos!


Read more...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tipos de Brocas


Todos que estudam essa área de Petróleo, principalmente os que gostam da área de E&P sempre tiveram muita curiosidade sobre quais são os tipos de brocas, como funcionam e etc, então esse material é justamente para ajudá-los um pouco.

Clique AQUI para baixar

Read more...

Notícias diárias em destaque

Read more...

Vagas Offshore


O setor de RH de uma empresa multinacional no ramo de Offshore e gostaria de divulgar as seguintes vagas:

> - Enfermeiro
> - Mecânico
> - Operador de Produção>
> - Técnico de Laboratório
> - Marinheiro de Convés
> - Oficial de Máquinas
> - Operador de Sala de Controle
> - Técnico de Segurança do Trabalho
> - Marinheiro de Máquinas
> - Oficial de Náutica
> - Rádio Operador
> - Operador de Manutenção
> - Eletricista
> - Técnico de Instrumentação

Para todas essas vagas é necessário ter experiência efetiva anterior na função pretendida, inglês fluente e experiência no ramo de Offshore..

Favor encaminhar o CV para o email gracesilvabw@gmail.com

Grace Siqueira da Silva - Analista de RH Offshore - BW Offshore
Rua Lauro Muller 116 Sala 1106, Torre do Rio Sul - Botafogo
Rio de Janeiro, 22290-160 – Brasil - Tel: (21) 2543 2339 Ramal: 110

Técnico de Segurança do Trabalho.
2o grau técnico
certificado aprovado pelo MTE
Ingles desejável
Disponibilidade para morar em Macaé (trabalho fixo na base).
Salario a combinar (informar o mínimo pretendido, caso contrário cv
será descartado).
Beneficios plano de saude, odontologico, Vale refeição.

Enviar o seu cv atualizado para: empresaoffshoremacae@yahoo.com.br

Read more...

Revista TN Petróleo 65 - Brasil e Estados Unidos cada dia mais próximos

Edição nº 65 da Revista TN Petróleo
Clique AQUI

Para aqueles que quiserem baixar só algumas partes, clique AQUI .

Read more...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Cursos Técnicos do SENAI-RJ. Inscrições abertas.


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os Cursos Técnicos (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) do SENAI-RJ para o segundo semestre de 2009.

Período de inscrições

As inscrições vão de 01 a 30 de junho nas seguintes unidades do SENAI-RJ: Barra Mansa, Campos, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Macaé, Maracanã (Artes Gráficas), Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Niterói, Petrópolis, Resende, Tijuca, Volta Redonda e nos Centros de Tecnologia Euvaldo Lodi (Benfica) e Alimentos e Bebidas (Vassouras).

Edital

Baixe aqui o edital (arquivo em pdf - 249Kb) com todas as informações e condições do processo seletivo.

Número de Vagas

Neste segundo semestre de 2009, o SENAI-RJ oferece um total de 1.943 vagas em 14 Cursos Técnicos, em vários segmentos, distribuídos por 15 unidades do SENAI-RJ em todo o estado. Baixe a relação de vagas por escola (arquivo pdf - 6 Kb).

Read more...

I SENAI RIO PETRÓLEO E GÁS

I SENAI Rio Petróleo & Gás

Data de Início: 08/07/09 09:00
Data de Término: 09/07/09 18:00

O objetivo do encontro é difundir informações sobre o cenário atual na área de Petróleo&Gás, nos âmbitos tecnológico e mercadológico, por intermédio de palestras técnicas.

Local: Centro de Tecnologia SENAI-RJ Euvaldo Lodi
Praça Natividade Saldanha, 19 – Benfica – Rio de Janeiro – RJ

Mais informações: 0800 0231 231

Confira a programação do evento e acesse a ficha de inscrição.



Mais informações acesse: http://www.firjan.org.br

Read more...

Por dentro da notícia

Read more...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Revista Carreira e Negócios

  • 10 passos para se tornar Patrão de si mesmo!
  • Aprenda a tomar as rédeas de sua vida profissional e garanta trabalho durante o ano todo!
  • Apareça e fique conhecido - Feiras são excelentes para divulgar seu negócio e potencializar seu networking.
  • Técnicos SIM! Faculdades de Tecnologia pode ser a saída para encontrar o sucesso!
Gostou dos temas? então baixe essa revista. Será muito útil para quem quiser saber um pouco mais sobre carreira.

Baixe AQUI

Read more...

Entrevista sobre o mercado de Trabalho atual e na área de Petróleo

ENTREVISTA COM RICARDO GUEDES

1X Dentro de toda a indústria de contratação, o serviço profissional de recrutamento é o setor especializado que mais tem se desenvolvido ultimamente, e a Michael Page é amplamente reconhecida como líder no desenvolvimento desse mercado em todo o mundo. Como o senhor analisa o desenvolvimento desse serviço?

Há 10 anos atrás a Michael Page trouxe um novo modelo de recrutamento e seleção, com consultores especialistas na respectiva área para qual recrutam - ou seja: Engenheiros contratando Engenheiros, Advogados recrutando Advogados. Este tipo de organização garante que cada Consultor seja um especialista em sua determinada Divisão, oferecendo aconselhamento consistente, tanto para seus clientes quanto para seus candidatos.

Antes da entrada da Michael Page no mercado brasileiro, não existiam grandes empresas com foco na Média Gerência, apenas empresas com foco em recrutamento de Top Management e empresas com foco em posições operacionais. O mercado mundial de recrutamento é atualmente estimado em mais de 100 bilhões de Euros ao ano e com tendências a ter um índice de crescimento de pelo menos 14% pelos próximos 10 anos.

2X Diante da atual crise financeira, como está o mercado de trabalho nas principais áreas e como os profissionais estão fazendo para se aprimorarem?

Durante a crise, alguns setores vem tendo destaque nas contratações os segmentos de Oil & Gas, Bens de Consumo - principalmente voltado para a classe C, Energia e Farmaceutico. Além disso, nas diferentes áreas os requisitos solicitados pelo profissional vem se alterando. Algumas das principais áreas que sofreram mudanças são Finance, que sofreu com uma mudança de foco nas estruturas financeiras, perfis de controladores e revisores de processos internos ficaram mais valorizados que financistas, desenvolvedores de negócios.

Já na área Fiscal/Tributária, ganhou-se ainda mais importância com a possibilidade de redução de despesas com impostos. Profissionais com mais experiência em diferentes momentos do mercado também ganharam destaque. Mkt & Vendas - Substituição da equipe de Vendas, o mercado está em busca de perfis profissionais mais agressivos, com grande capacidade de inovação e implementação de ações comerciais diferenciadas, capacidade de resiliência é fundamental para este momento.

3X Puxado pelo aumento das contratações no interior do país, o mercado de trabalho formal registrou em abril o terceiro mês seguido de recuperação, gerando 106.205 empregos com carteira assinada. Com esse resultado, pela primeira vez, o saldo acumulado de vagas criadas em 2009 ficou positivo. De janeiro a abril, as contratações superaram as demissões em 48.454 postos de trabalho. O senhor acha que o mercado de trabalho a partir de agora tende a crescer cada vez mais?

O momento ainda é de muita cautela e não conseguimos ter uma visão clara se o mercado já está iniciando uma retomada. A crise foi muito forte, de proporções globais e que causará sequelas por algum tempo. De qualquer forma, já passamos do momento de pânico e podemos separar quais setores foram mais atingidos e quais se pode perceber um retorno das contratações.

4X O Brasil tem o objetivo de se tornar auto-suficiente em petróleo, descartando a importação deste produto e, para que isso seja possível, a Petrobras tem investido muito capital. Os postos de trabalho vêm aumentando muito e empresas como Ipiranga, Shell e Esso são as principais empregadoras ao longo do litoral brasileiro. Entre 2006 e 2011 estima-se que o setor petrolífero movimente sozinho 50 bilhões de dólares só no Brasil. Este mercado tem oferecido 100 mil empregos, diretos e indiretos, por ano e as empresas fluminenses são responsáveis por 80% da produção nacional. Na opinião do senhor, o mercado petrolífero é o hoje a melhor aposta no mercado de trabalho?

Certamente, o setor petrolífero estará entre os com maior demanda nos próximos anos. Em função das recentes descobertas do pré-sal, a maioria das empresas multinacionais de petróleo veem o Brasil como um dos principais mercados globais e com previsão de grandes investimentos, gerando assim uma grande demanda de mão de obra para o setor. Além disso, existe uma forte corrente no setor para aumentar a nacionalização dos bens e serviços, o que irá aumentará ainda mais o número contratações.

5X A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Na sua opinião, como a empresa conseguiu esse status? Qual o principal diferencial da empresa?

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a Michael Page é reconhecida pela experiência de seus consultores e pela qualidade do seu serviço. Nós somos líderes e pioneira na metodologia do recrutamento especializado, cada vaga é cuidadosamente avaliada e direcionada para a correta divisão especializada, na qual possuímos consultores com a respectiva formação e experiência profissional. Um fator chave de sucesso da Michael Page Brasil está na capacidade de conduzir projetos personalizados, identificando e gerenciando as suas diferenças. Nossa metodologia de recrutamento, associada à capacidade de atração dos melhores candidatos, faz a diferença para um processo seletivo de excelência.

Read more...

Por dentro da Notícia

Read more...

Tecnopeg passando por modificações

Olá amigos,


Como vocês podem ver o Tecnopeg está passando por algumas mudanças de layout afim de melhorar a aparência do nosso blog, ficar mais bonito, não sei se foi possível, mas essa foi a intenção rs.
Se puderem deixe um comentário dizendo o que acharam, não tenham medo de criticar e dizer que o outro estava melhor, ou que pode ser mudado ainda. Além disso deixe sugestões do que vocês gostariam que fosse colocado no blog.

Também estarei acrescentando algumas funcionalidades.

No lado esquerdo vocês podem ver o arquivo do blog, desde sua primeira postagem até a última, logo abaixo você encontra as postagens divididas por assunto.

E abaixo temos algumas notícias separadas por palavras-chaves.

No lado direito, temos uma apresentação do blog, um link para contato direto, o número de visitantes desde a criação do blog, alguns seguidores do blog, nossas assinaturas de Newsletter e RSS logo abaixo. Quer ficar por dentro do preço do Petróleo? também temos o acompanhamento do preço do Petróleo em tempo real.

E logo abaixo temos um enquete que é grande dúvida de muitos alunos que fazem Tecnólogos: "Após o curso de Tecnólogo qual é a melhor opção?" Responda e ajuda a esclarecer esse assunto.

Estas funcionalidade vocês já conheciam, agora vamos as novidades:

A caixa de pesquisa do blog agora está mais acessível, é só colocar o termo que deseja procurar e o mecanismo irá vasculhar o blog em busca do assunto que vc procurou.

Além disso, coloquei no rodapé do blog, algumas dicas de livrarias onde você pode encontrar livros relacionados à engenharia, petróleo e etc que é muito útil e sai barato.

Indo para o lado oposto, no cabeçalho do blog, você encontrará links diretos para alguns marcadores importantes como:

Downloads - Todo arquivo disponibilizado para download se encontra neste link

Lista de Empresas - Toda informação relacionada a endereço de empresas, e-mails, nomes e etc.

Eventos - Tudo que rola no universo de Petróleo como feiras, congressos, semanas de petróleo e etc.

O Tecnólogo em PeG - Como Tecnólogo em Petróleo e Gás não poderia deixar de falar do meu curso, aqui você encontra tudo que se fala sobre o curso, seu reconhecimento, opiniões e etc. Não querendo desmerecer outros cursos é claro mas é que é uma categoria que merece seu lugar.

Oportunidades - Aqui você encontrará notícias de vagas que serão abertas, notícias sobre o mercado, cursos, oportunidades em geral.

Vídeos - Alguns vídeos relacionados à indústria no youtube ou para download.

Contato - Aqui colocarei todas as formas de comunicação com o blog e comigo.

Ainda faltam colocar algumas ferramentas, mas por hora é isso, assim que colocar estarei explicando. Caso tenha dúvida em usar alguma ferramenta pode me mandar um e-mail ou clicando em contato

Read more...

Em breve um resumo do que foi a Brasil Offshore 2009


Bom dia a todos!

Mais uma semana começando, agradeço a todos pelo apoio, agradeço a todos que me adicionaram no orkut e no msn, é sempre importante esse contato!

Para aqueles que quiserem me adicionar, meu msn é: victoralves-2009@hotmail.com

Essa semana ainda coloco o que rolou no dia que fui na feira!
Não percam, muitas novidades!


Read more...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sobre o tal do Networking...

Bom dia a todos!

Confesso que estou bem ancioso com a ida à Brasil Offshore, faltam poucas horas mas eu não poderia deixar meu público querido e fiel sem nenhum post no dia de hoje. Estarei partindo às 9 horas e talvez fique lá por Macaé mesmo esse final de semana, na casa de uns parentes, matando as saudades daquela terra tão querida.
Tentarei voltar de lá com o máximo de informações possíveis! E aqueles que foram também, se puderem compartilhem essas informações com todos do blog.
Seguindo essa onda da Brasil Offshore, esses ares de evento, rodada de negócios, oportunidades, uma palavrinha é inevitável, aquela que todos já ouviram falar pelo menos uma vez na vida, mas que é tão tão difícil de assimilar muitas vezes: o famoso Q.I ou técnicamente falando NETWORKING.

Principalmente na indústria do petróleo, essa é uma expressão que tem cada vez mais sendo vital para a conquista de uma oportunidade, até mesmo mais que uma boa formação. Quantas pessoas você não conhece que nem tem uma boa formação e está num ótimo emprego? As vezes bate até aquela invejinha pois você sabe mais que aquela pessoa mas ela conseguiu e você não. Por que isso acontece? Devido a Brasil Offshore, esse é um tema que me veio a mente para falar com vocês, confesso que sou um grande admirador deste tema e procuro sempre estar lendo. Eu queria muito escrever sobre isso, sobre o que penso mas achei um artigo muito bom do José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, consultoria em outplacement e aconselhamento de carreira que com certeza irá tirar muito mais as suas dúvidas do que minha humilde opinião.

Segundo Minarelli, Networking é É um conjunto de princípios e procedimentos ligados à criação, manutenção e utilização da rede de relacionamentos em todos os assuntos da vida e não apenas exclusivamente de aplicação profissional. Ele mostra a importância do relacionamento com as pessoas com as quais a gente cria vínculos, a partir de afinidades, descobertas em encontros e diálogos. Essas afinidades aproximam as pessoas desde que elas estejam dispostas a cultivar, reciprocamente, esse relacionamento.
O grande benefício do networking é que ao estar conectado a outras pessoas podemos nos beneficiar de conhecimento, informações, oportunidades, ligações daquela pessoa. E o mesmo com relação ao que podemos dar aos outros. É importante conhecermos e sermos conhecidos e criar vínculos a partir de alguns interesses, mas sem sermos interesseiros.

Como assim?

Uma das críticas que fazem ao networking é que as pessoas se aproximam uma das outras por interesse. Na realidade, a gente se aproxima por interesse, mas se as exploramos passamos a ser interesseiros e isso não é networtking; isso é falta de educação, falta de educação, selvageria.

Qual é o princípio então do networking?

Quando a gente conhece uma pessoa, descobre afinidades profissionais, de crenças, de origem, de experiências, de histórias de vida. Networking é trabalhar com a rede de relacionamentos para criar vínculos; mas não basta conhecer é preciso cultivar o relacionamento em uma perspectiva de longo prazo, sabendo que é uma via de duas mãos. Hoje eu posso precisar de você, amanhã você pode precisar de mim.

Mas isso não é interesseiro?
Interesseiro é quando eu me aproximo de você para te explorar visando beneficiar meus negócios. Um interesseiro explora unilateralmente. Networking é convivência, que nas cidades pequenas, nas famílias, era uma coisa natural.
O conceito então veio lembrar a importância da convivência, que é a essência da vida em comunidade, à importância dos relacionamentos pessoais para todos os assuntos da vida. Sempre insisto muito que networking diz respeito aos aspectos da vida e da carreira.

Quais são as habilidades necessárias a um bom networking?
A primeira é a educação. Uma pessoa educada pratica networking de uma forma elegante, civilizada e respeitosa. Ou seja, invadir o tempo e a privacidade do outro em nome do conhecimento ou amizade não é networking. É preciso também ter habilidade de comunicação, de falar e ouvir. Há quem ache que networking é falar de si o tempo todo, ocupar todo o espaço do
diálogo do interlocutor, por isso quero destacar a importância do ouvir. Como o networking é uma via de duas mãos, que aproxima pessoas que têm interesse entre si, é muito importante conhecer o outro e ser conhecido pelo outro; daí a necessidade de um diálogo equilibrado em que você fala e ouve. Quando a gente troca informações, você dá e recebe, conectando dois universos. O
mágico do networking é que gradativamente você vai unindo o seu universo com outra pessoa que também é um universo e enriquecendo este processo. É uma oportunidade de ensinar e aprender, pedir ajuda e dar ajuda.

Quais são as regras básicas para praticar um bom networking no dia-a-dia?
Esse é um bom aspecto. As pessoas só se lembram da importância da rede quando têm problemas. E aí tentam correr atrás do tempo perdido. Se você incorpora o networking como uma atitude que valoriza as pessoas, onde quer que você esteja você aproveita para conversar, para trocar cartão de visitas. Se fizer isso sempre, todo dia você vai gastar um tempo, mas também poderá cultivar uma boa rede de relacionamentos.

Dicas para um bom networking
  • Cultive os relacionamentos para não perdê-los;
  • Lembre-se das pessoas quando você não precisa delas, para ter acesso quando precisar;
  • Conte e pergunte o que está acontecendo;
  • Tenha cartões de visita, mas troque somente depois de uma prosa;
  • Anote no verso dos cartões dados sobre as pessoas e sobre a conversa que teve com elas;
  • Atenda as pessoas da sua rede quando elas procurarem;
  • Respeite os limites dos outros;
  • De vez em quando, procure encontrar-se ao vivo, para evitar o contato apenas por e-mail ou telefone;
  • Registre todos os dados dos seus relacionamentos numa espécie de “conta corrente de capital social”, afinal os relacionamentos, em alguns casos, valem muito mais que dinheiro e constituem um bem de valor.
  • Vale agenda, palm top, computador para fazer o banco de dados da sua rede;
  • Guarde os cartões para não perder o back-up.

O que não se deve fazer

  • Não adianta distribuir cartões antes de conversar;
  • Não ocupe todo o tempo falando de si mesmo;
  • Só se lembrar dos outros quando precisa;
  • Dar trabalho para os amigos. Peça apenas as coisas que você precisa para você mesmo fazer o trabalho. Lembre-se da técnica C.O.I.S.A: peça Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões eobtenha uma decorrência dessa abordagem indireta, ou seja, Apresentações espontâneas ou provocadas, de contatos profissionais ou ajuda.
Para baixar o artigo completo clique AQUI.

GOSTOU DO TEMA? QUER SE APROFUNDAR?
Então veja AQUI mais arquivos sobre o assunto.

COMO FALEI, HOJE (19/06) ESTAREI NA BRASIL OFFSHORE.
Qualquer coisa meu celular: (021) 9412-5907

Read more...

Notícias Brasil Offshore

Achei muito legal a organização da Brasil Offshore estarem mandando por e-mail ,para aqueles que se cadastraram no site, com as notícias do que tem acontecido na feira! Para aquele sque não foram e desejam ficar por dentro, nesse site, tem todas os acontecimentos que estão ocorrendo por lá.




Read more...

Por dentro da Notícia

Read more...

Como funciona a prospecção de Petróleo no Mar?

Para começar o dia bem, segue material muito bom para todos aqueles que se interessam para a área de Upstream. Todos aqueles que tinham dúvidas poderão ter grande parte delas tiradas a partir desse material.
Esse é um material da série de artigos do HowStuffWorks - como tudo funciona , um site por sinal muito interessante onde você tira suas dúvidas de praticamente tudo.
O texto original é de lá e eu apenas formatei e organizei de forma que pudesse ser melhor lido por todos.

Clique AQUI para baixar.

Read more...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cartilha de Licenciamento Ambiental


Apresentação

[...] O licenciamento ambiental é instrumento fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde se insere. Busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência.
A presente cartilha de licenciamento ambiental tem por objetivo contribuir com a divulgação desse importante instrumento da política nacional de meio ambiente. [...] Neste trabalho busca-se difundir cada mais orientações e informações sobre o licenciamento, visando ao correto trato das questões ambientais e à preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. [...]

Clique AQUI para baixar.

Read more...

Vagas na Indústria de Petróleo e Gas

Bom dia Amigos Leitores,

Respondendo a sugestão que enviaram dizendo para colocar mais anúncios de vagas no blog, informo que as vagas estão sendo colocados na comunidade do Tecnopeg no orkut! Todas as vagas que tenho recebido por e-mail eu coloco lá. Infelizmente é muito difícil vir algo voltado para Tecnólogos e geralmente pedem alguma experiência.

Então para aqueles que estiverem à procura, vale a pena dar uma olhada no tópico da comunidade, pois toda semana eu atualizo. Para ver clique AQUI.


Outras oportunidades você também pode encontrar em nossa caixa de pesquisa aqui no blog, logo abaixo das postagens. Procurer pelas palavras-chave e encontrará. Tem muita vaga para instrutor de cursinhos! Vale a pena dar uma conferida!


Está gostando do blog? Ajude-nos a melhorar o nosso espaço.
Responda à nossa enquete:

Read more...

Por dentro da Notícia


  • Descobertas no pré-sal atraem fabricantes de equipamentos
  • Câmara debate pré-sal
  • Poço da Petrobras bate recorde nacional de produção
  • Petrobras inaugura simulador de operações de guindastes em Macaé
  • Petrobras destaca desafios do pré-sal
  • Regras para o pré-sal dividem Casa Civil, Fazenda e Minas e Energia


    CRISE FAVORECE CONTRATAÇÃO DE SONDAS PARA O PRÉ-SAL

    A crise econômica mundial começa a contribuir para que a Petrobrás contorne dois grandes obstáculos em relação ao pré-sal: a escassez de equipamentos e o alto custo das encomendas para o setor. Segundo o gerente executivo da estatal para o pré-sal, José Formigli, a empresa já identificou novas oportunidades para contratar sondas de perfuração a custos cerca de 30% menores. Além disso, a queda no preço do aço deve ter efeito positivo na cadeia de suprimento. A falta de sondas no mercado externo levou a companhia a pedir à Agência Nacional do Petróleo (ANP) extensão de prazos exploratórios do pré-sal. O pedido foi negado, detonando uma busca por equipamentos que, segundo Formigli, vem tendo sucesso. Ele disse que a companhia já negocia a contratação de novas unidades para início de operações no curto prazo.
    O número de novas sondas, afirmou, vai depender do custo. "Os projetos precisam suportar os preços de robustez em torno dos US$ 45 por barril. Se não suportar isso, não serão tocados. Esse é um recado para a cadeia, que tem de se adaptar à variação de preços." Em entrevista após a abertura da feira Brasil Offshore, ele citou como exemplo da estratégia a renegociação das encomendas das plataformas P-55, P-57, P-61 e P-63, que tinham preços acima do estimado pela empresa.
    Fonte: Estadão, Economia – Nicola Pamplona

Read more...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Está procurando trabalhos acadêmicos? Olha a Dica

Já vasculhou a internet atrás de informações de cursos, trabalhos acadêmicos, informações de faculdade? Quem nunca já passou por estar situação? Acho que todos já passaram por isso pelo menos 1 vez. Então para facilitar a vida de vocês compartilho com vocês três diretórios acadêmicos muito interessantes que tenho em meus favoritos! Espero que possa ajudar.



















Read more...

Perfuração Offshore - Ilustrativo

Arquivo em Power Point muito interessante que mostra todo processo da perfuração
Clique AQUI para baixar

Read more...

TecnoPeG de volta!! 1 ano de blog!

Olá Amigos Leitores!!

O Tecnopeg está de volta, acabou acontecendo alguns problemas técnicos, e não foi possível mudar o domínio agora. Então, vai continuar com o endereço www.tecnopeg.blogspot.com

Estaremos voltando com muitas novidades e mudanças principalmente no layout do blog, estou trabalhando em cima disso, e em breve o Tecnopeg ficará com cara nova!!

Provavelmente nem todos conhecem o Tecnopeg desde o comecinho, mas o TecnoPeG fez 1 ano dia 11 de junho! Foi o dia da primeira postagem no blog com o seguinte título: "A importância do Tecnológo em Petróleo e Gás na Indústria do Petróleo"

Foi relacionado à uma palestra de mesmo nome que ocorreu no Campus Centro I da Estácio de Sá do Rio de Janeiro e de certa forma foi muito relevante! Pois falou-se um pouco mais da atuação do Tecnólogo em P&G do que simplesmente da Indústria em si.

Vou contar para vocês um breve resumo da História do blog:

Antes de criar o blog, fui um dos maiores críticos do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás, criticava o curso dizendo que era fraco que não tinhamos espaço no mercado e bla bla bla, como muitos fazem a ponto de ter trancado o curso no 2º período. Porém nesses 6 meses que fiquei parado, refleti sobre até onde ia a competência do curso e o que eu poderia fazer para melhorar, foi quando tive a idéia de criar um blog na área pois sentia falta de algo especializado na web.
Juntei com meu amigo de turma, o Thiago Mello, e começamos a bolar alguma coisa, e aos poucos foi crescendo, ganhando visibilidade, graças a ajuda de muitos leitores, como por exemplo o Tiago Laureano, Tecnólogo e atualmente cursando Engenharia de Petróleo que teve grande importância em nosso começo, dando uma força tremenda, ajudando no layout e com muito material bom, mas devido a trabalhos e circunstâncias se afastou um pouco. E mais recentemente ao Diego Thadeu, formado em comunicação social e que fazia Tecnologo em Petróleo e Gás na Unimonte e hoje estuda para Geologia! Com suas opiniões, materiais e layouts sempre muito interessantes. Agradeço também ao André Costa e ao Professor Luis Chaves por acreditarem nessa idéia quando ainda estava se formando.

Esses foram os que participaram de forma direta em nosso blog, mas muitos outros foram muito importantes nessa caminhada, todos vocês que mandaram e-mails saibam que tiveram grande importância, não é possível listar o nome de todos, mas pode ter certeza que valeu e muito e se hoje pode-se dizer que o Tecnopeg é conhecido é por causa de vocês!

Obrigado pelo apoio de todos nessa caminhada, e juntos vamos buscar crescer ainda mais e atingir quem sabe o Brasil inteiro, integrando principalmente os Tecnólogos em Petróleo e Gás e podendo ajudar todos aqueles que procuram conhecer mais da Indústria do Petróleo.



Read more...
Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.